Buscar
  • Josuel Junior

Precisamos falar de... Ivan Zanon e seu espetáculo sobre desapego

Figura sempre presente em espetáculos do DF, o ator e empresário Ivan Zanon entra em cartaz em setembro com seu solo após meses de pesquisa.


Ivan Zanon em foto de Humberto Araújo

O espetáculo "O Fim dos Vagalumes - Uma fábula sobre desapego" irá circular por três espaços culturais do DF, oferecendo, além das sessões, oficinas teatrais. A primeira parada será no Gama. A peça já foi apresentada em 2016, mas retorna agora com fomento do Fundo de Apoio à Cultura do Distrito Federal - o FAC.


O que é o desapego? De que maneira ele se manifesta em nossas vidas? Estes são alguns dos questionamentos que inspiraram o estudo e o levantamento de material que impulsionou a criação do projeto “O Fim dos Vagalumes - Uma fábula sobre desapego”, espetáculo criado e interpretado por Ivan Zanon sob direção de José Regino e com texto assinado por Ana Flavia Garcia. Nos últimos anos, tem sido comum encontrar Ivan em diferentes obras teatrais apresentadas no Distrito Federal. Versátil, o ator passa pelas mais diversas áreas de trabalho. Quando não está apresentando alguma peça em Brasília, está tocando um restaurante na cidade de Olhos d'Água/GO. Suas últimas atuações foram nos espetáculos "Merda!", dirigido por James Fensterseifer, "Autópsia", dirigido por Jonathan Andrade, "Tabus?", dirigido por Rafael Soul, e o recente "Virgínia numa noite de climão".


Reprodução da Internet

A história de Ivan com o teatro é recente, mas o mergulho no ofício de atuar é profundo. Curioso, disponível e propositivo, Ivan consegue definir objetivamente sua presença no palco. Talvez por isso tantos convites para espetáculos diferentes. Eu, particularmente, o conhecia de vista. O primeiro contato prático que tive com ele foi quando fui fazer uma transação bancária no BRB e o vi estampando a campanha publicitária na agência. Cheguei a comentar com a gerente que conhecia aquele rapaz da publicidade, mas acho que ela pensou que fosse papo de quem quer aprovar logo o empréstimo.


Agora, em "O Fim dos Vagalumes", fará o papel de um homem que está num processo de mudança da casa que morou boa parte da sua vida. Presa num emaranhado de coisas, caixas, suspiros, apneias e memórias, a personagem apresenta seu universo repleto de entre vazios, cobranças e enganos, apresentando uma questão: qual bagagem realmente importa ao caminho? Personalidades de sua história surgem para ajudar no desapego da mudança. Algumas outras, não muito...


O PROCESSO


Foto: Humberto Araújo

A concepção do espetáculo teve duração de dez meses, período no qual a equipe se debruçou de forma vertical sobre o tema, levantando referências, nomes consagrados e teorias relevantes sobre o assunto que convergiam com a abordagem que os criadores pretendiam dar ao assunto.

A inspiração para a elaboração do projeto teve origem no questionamento do modelo atual de desenvolvimento social e tecnológico pautado pelo acúmulo, a aceleração, o foco excessivo no fazer, no produzir, no “ter” em detrimento do “ser”. O indivíduo moderno, fruto desse “desenvolvimento”, reflete as consequências do modelo vigente não apenas em sua relação com a natureza e com outros seres, mas também na lida consigo mesmo.


O espetáculo é uma fábula que apresenta uma das inúmeras possibilidades de se lidar com essas questões tão urgentes de nossa sociedade, de maneira sincera, honesta e verdadeira.


O FIM DOS VAGALUMES - UMA FÁBULA SOBRE DESAPEGO Classificação indicativa: 14 anos

Duração: 90 minutos


TEMPORADA NO GAMA

Local: Cia Lábios da Lua - Quadra 04 Lote 16. Setor Sul - Gama/DF

Dias: 6, 7 e 8 de Setembro (sexta a domingo)

Horário: 20h

Entrada Gratuita

*Na sexta-feira, sessão extra às 16h com Intérprete de Libras

Oficina Teatral no Gama

Dia 7 de setembro (sábado), de 9h às 12h e de 13h30 às 16h30.

*Oficina Gratuita | **Vagas Limitadas ________________________________________________

TEMPORADA NA ASA NORTE

Local:Casa dos Quatro - SCLRN 708 Bloco F Loja 42, Asa Norte - Brasília/DF

Dias: 13, 14 e 15 de Setembro (sexta a domingo)

Horário: 20h

Ingressos: R$ 20,00 e R$ 10,00 (Meia)

(Meia entrada com doação de um quilo de alimento não perecível)

*Na sexta-feira, sessão extra às 16h com Intérprete de Libras

Oficina Teatral na Asa Norte

Dia 14 de setembro (sábado), de 9h às 12h e de 13h30 às 16h30.

*Oficina Gratuita | **Vagas Limitadas ____________________________________________.

TEMPORADA EM CEILÂNDIA

Local: Cio das Artes - EQNP 10/14 Bloco E Lote 4, P. Sul - Ceilândia/DF

Dias: 20, 21 e 22 de Setembro (sexta a domingo)

Horário: 20h

Entrada Gratuita

*Na sexta-feira, sessão extra às 16h com Intérprete de Libras

Oficina Teatral em Ceilândia

Dia 21 de setembro (sábado), de 9h às 12h e de 13h30 às 16h30.

*Oficina Gratuita | **Vagas Limitadas

_________________________________________________.

FICHA TÉCNICA

Texto de Ana Flávia Garcia

Direção: Zé Regino

Intérprete Criador: Ivan Zanon

Iluminador: João Veloso

Fotógrafo: Humberto Araújo

Designer Gráfico: Daniel Obregon

Assessoria de Imprensa: Josuel Júnior

Direção de Produção: Ana Paula Martins

Este projeto é/foi realizado com recursos do Fundo à Cultura do Distrito Federal.

38 visualizações

© 2013 Todos os direiros reservados 

contato@josueljunior.com