top of page
Buscar
  • Foto do escritorJosuel Junior

Precisamos falar de... Patrícia Del Rey e seu novo projeto literário

O novo projeto da artista, uma novela literária, será disponibilizada em áudios num percurso urbano sensorial na Asa Norte.

Foto: Paula Carrubba

Conheci Patrícia Del Rey nos frenéticos dias de produção do Cena Contemporânea - Festival Internacional de Teatro de Brasília. Conhecer um artista nos bastidores da produção de um festival do tamanho do Cena é o maior dos desafios, pois, no corre-corre de demandas operacionais e executivas, temos pouco tempo para lembrar que nossos colegas de profissão também são cheios de inventividade, poesia e audácia - o que ainda mantém a cultura brasiliense viva. Ficamos, às vezes, mais focados nas demandas e nos esquecemos do quanto estamos cercados de talentos de todos os lados. Patrícia é um desses talentos.

Nascida em Salvador, a poeta apaixonada por Brasília é formada em Artes Cênicas pela UnB e fundadora do Coletivo Transverso e da Andaime Cia de Teatro.


Integrante do Coletivo Transverso, Patrícia Del Rey lança no dia 28 de julho (domingo), a novela literária Cimento Fresco. O projeto propõe uma experiência urbana poética em que o público escuta os trechos do livro escrito pela autora enquanto caminha pela cidade. São 17 pontos espalhados entre as quadras 415 e 416 da Asa Norte. Cada local tem um QR-Code que conta uma parte da história. O percurso urbano sensorial é como um grande quebra-cabeça literário.


O evento de lançamento será na quadra 416 Norte a partir de 15:30. Para participar e acessar a obra não há cobrança de ingresso, o visitante só precisa de um smartphone com aplicativo para leitura de QR-Code e assim fazer o percurso.


O livro traz uma breve narrativa dividida em capítulos, maior do que um conto e menor do que um romance. Uma novela literária que aborda a beleza do amor - independente do seu formato, a dor dos preconceitos, da homofobia, do machismo e também a descoberta de se reinventar. Ao caminhar dentro desse enredo, que é permeado pela cidade, a personagem principal se abre para novas experiências.


Foto: Paula Carrubba

De acordo com a autora, antigamente as pessoas seguiam um modelo clássico de relacionamento afetivo, geralmente heteronormativo (conceito de que apenas os relacionamentos heterossexuais são normais) e com padrões de comportamento bem definidos. Porém, hoje em dia as pessoas têm a liberdade de vivenciar novos arranjos. “Está todo mundo tentando atingir esse lugar do amor e da felicidade independente do gênero, da faixa etária e dos acordos, todo mundo quer um relacionamento, quer amar e ser feliz”, ressalta a escritora. 


A atriz Adriana Lodi foi convidada para interpretar a narrativa sonora, dando voz a personagem principal do livro. “É um prazer imenso participar desse projeto, que me causou tanta empatia. A Patrícia escreve uma prosa poética muito intensa que atravessa os nossos femininos em muitas dimensões, é muito inquietante. Você começa a ler e não quer parar”, destaca Adriana.


Com patrocínio do Fundo de Apoio à Cultura do Distrito Federal (FAC) o projeto ficará disponível por tempo indeterminado nos pontos selecionados. O livro também será disponibilizado na versão impressa. No dia do lançamento será vendido no local por R$ 20. 


Trajetória de resistência


Foto: Paula Carrubba

Em 2011, a autora foi contemplada pelo Fundo de Apoio à Cultura (FAC) da Secretaria de Cultura do DF para a publicação do seu primeiro livro “Entreaberta", coletânea de textos e imagens do blog homônimo. Teve seus textos adaptados para criação do espetáculo “Poéticas Urbanas” pela Andaime Cia de Teatro. A peça circulou em diversos festivais de teatro nacionais e também em Portugal, sendo parte da programação do FITEI - Festival Internacional de Teatro de Expressão Ibérica. 


Teve suas poesias publicadas no livro Atenção Isto pode ser um poema, do Coletivo Transverso, lançado em 2018. As obras reunidas na publicação estão espalhadas pelas ruas de Brasília, São Paulo, Rio de Janeiro, Barcelona, Lisboa, Berlim, entre outras. Cimento Fresco é sua primeira novela literária. 


Anote aí!

Lançamento da Experiência literária Cimento Fresco

28 de julho (Domingo), a partir das 15h30

Ponto inicial e final do percurso – 416 Norte (Coreto próximo ao bloco A)

Entrada franca


* Aconselha-se levar fone de ouvido, celular com leitor de código QR e bateria carregada), além de uma canga para relaxar nos 17 pontos por onde a ação acontece.


A obra fica disponível por tempo indeterminado após o dia 28 de julho

Classificação indicativa: 18 anos

Autora: Patrícia Del Rey

Interpretação: Adriana Lodi

Trilha sonora: Luiz Olivieri

Fotos de divulgação: Paula Carrubba

33 visualizações0 comentário

Yorumlar


bottom of page