top of page

BIOGRAFIA

site b.jpg
site a.jpg

Josuel Junior é ator, produtor e gestor cultural, assessor de imprensa e professor brasiliense. Licenciado em Educação Artística e bacharel em Artes Cênicas pela Faculdade de Artes Dulcina de Moraes, veiculada à Fundação Brasileira de Teatro, atua artisticamente desde o ano 2000.

 

Com 23 anos de carreira, produziu, dirigiu e atuou em espetáculos apresentados dentro e fora do país. Na adolescência, teve passagens por programas e telenovelas da Rede Globo. Em 2006 assumiu a produção do primeiro longa-metragem de Samambaia/DF, o filme "Periférico 304", numa parceria entre o projeto Meu Primeiro Filme, o Instituto de Ensino Superior de Brasília (IESB) e a Cia. Fábrica de Teatro. O filme foi exibido no 44º Festival de Brasília do Cinema Brasileiro. Participou dos filmes "Eu não sei" e "Infrator", também exibidos em edições do Festival de Brasília. É elaborador e gestor de projetos culturais do DF, tendo aprovado, somente pelo FAC – Fundo de Apoio à Cultura – mais de 15 projetos desde 2016.

 

No Teatro, passou pelos grupos Círculo de Giz, Celeiro das Antas, Galpão do Riso, Teatro do Concreto, Teatro Caleidoscópio, No Ato Produções e Grupo Liquidificador. Em 2009, fundou a Cia Fábrica de Teatro, onde atuou como coordenador até 2017. Em sua gestão, esteve presente em mais de 12 festivais internacionais no Brasil, Chile, Peru, Argentina, Venezuela e México, sendo assistido por mais de 30 mil pessoas. Ainda pela Fábrica, dirigiu e produziu o videoclipe "Eu quero falar", da Banda Levitas Reggae, vencedora do quadro "Brasília Independente" da Globo Brasília.

Foi produtor executivo do projeto Ocupação Espaço Cena (FAC/DF), entre 2018 e 2019. Entre 2021 e 2025 assinou as produções das óperas e recitais líricos “Os Sete Pecados Capitais”, “O Negro e Sua Música” e “Libertinas – Ópera, Hip Hop e Feminismo”, além de compor as equipes do Festival Nacional de Teatro de Bolso, Cena Contemporânea e Eixo Imaginário – Arte Fora do Plano. Em 2017, assinou a gestão dos projetos Cineclube Imaginário e Brasília Cênica, ligado à SECEC DF, e a produção executiva do 18º Cena Contemporânea - o Festival Internacional de Teatro de Brasília, dando assistência de coordenação e produção à "Fotona" - a maior performance de nudez artística do Centro-Oeste, fotografada por Kazuo Okubo. No mesmo ano, esteve na coprodução do espetáculo venezuelano-argentino "Te amo con locura", do grupo Kebebasan Producciones, apresentado como atração especial da 26ª Mostra Dulcina/DF.


Pela Fundação Brasileira de Teatro, fez parte da Comissão Organizadora das três edições do Festival Dulcina de Cenas Curtas/DF (2009 a 2010), assinou a produção do Festival 1277 Minutos de Arte Efêmera (2010) e sete edições da tradicional "Mostra Dulcina", evento artístico semestral da Faculdade de Artes Dulcina de Moraes (2008 a 2011). Entre 2022 e 2023, atuou como como produtor e pesquisador cultural à frente do processo de salvaguarda do acervo histórico e Cultural de Dulcina de Moraes, numa ação que ganhou notoriedade na imprensa nacional ao elucidar o rico material pertencente à atriz por meio de pesquisa e inventário. Este trabalho culminou no recebimento do Prêmio José Aparecido de Oliveira na defesa do patrimônio cultural e artístico do Distrito Federal e permitiu que o Conselho de Defesa do Patrimônio Cultural e Artístico do DF revalidasse o Tombamento do Teatro Dulcina e seus acervos como Bem Material e o nome e o Ideário educacional de Dulcina de Moraes como Bem Imaterial. Foi responsável pela pesquisa e inventário do Acervo do Teatro Goldoni, numa ação inédita que doou o material de um teatro privado para o Arquivo Público do DF. Ainda no período junto à FBT, coordenou a Exposição “Acervo Dulcina” da 2ª Edição do Festival Dulcina de Moraes, produzido pela C1 Arte & Entretenimento.

 

Trabalhou também como produtor para a BR.S.A Coletivo de Artistas, Centro Cultural Banco do Brasil, SESI e BAND. Em 2011, foi selecionado pela TV Globo para representar Samambaia (cidade do DF) no quadro "Parceiro do DF", do jornalístico DFTV, pelo qual recebeu menção honrosa no Prêmio Rede Globo de Jornalismo e Esporte do mesmo ano. Na Globo, produziu como repórter comunitário 60 matérias para o DFTV e Globo Comunidade. Posteriormente, foi contratado como auxiliar de produção da emissora, integrando as editorias de reportagens comunitárias e de diversão e arte, produzindo mais de 150 VT's para os telejornais locais.

 

Entre 2014 e 2016, produziu e dirigiu os ensaios fotográficos "[Nu] Objeto", "Que gosto tem seu beijo?" e "Boa Sorte: um ensaio", numa parceria entre a Fábrica de Teatro e o fotógrafo Daniel Fama. As fotos dos ensaios foram vistas por mais de 3 milhões de pessoas, somente na internet. No mesmo período, apresentou o programa de TV "100% Seguro", do SESI e viajou países como Venezuela, México e Chile para aplicar a oficina de interpretação teatral "O ator na Fábrica de Teatro", além de atuar em campanhas publicitárias e realizar turnês e temporadas por quatro estados do país com diferentes espetáculos.

Entre 2018 e 2019, atuou como ator nos espetáculos “Jardim das Delícias” (Grupo Liquidificador) e "Tabus?" (Fábrica de Teatro), foi assistente de Atividades Formativas do 19º Cena Contemporânea, coordenou a comunicação do Circuito Brasília Junina, e produziu o projeto Ocupação Espaço Cena 2018/2019. Em 2018, passou a ser apresentador do Programa Trabalho de Mesa. É idealizador do Portal Conteúdo - site de arte e cultura e apresentador do "Quem Faz Arte", um quadro de entrevistas com artistas do Brasil, além de colaborar nas editorias de cultura de sites de agenda cultural de Brasília.

 

Em 2023, fez participação nas séries "Réus" (Prime Box Brasil) e "Justiça 2" (Globo). Atualmente, é professor de produção audiovisual no projeto De Olho no Futuro, faz parte da comissão organizadora da Política Nacional Aldir Blanc do Distrito Federal ( Instituo OMNI e SECEC) e apresenta programas, campanhas institucionais e séries de TV, além de conduzir entrevistas por todo o Brasil e realizar assessorias de espetáculos, festivais e ações artísticas do DF e regiões.

bottom of page